mobileAs principais diferenças entre as mídias offline e online são cada vez mais conhecidas tendo em vista o grande número de empresas que optam por mudar o curso de seus investimentos do offline para o online.

 

Através da mídia online as empresas podem diminuir riscos, mensurar resultados de maneira mais imediata e otimizar campanhas em andamento. Essas são algumas das principais vantagens do marketing digital, pois como pode ser medido e gerenciado em tempo real,  gera maior segurança às equipes de marketing e permite que se realize maximizações durante a campanha de forma rápida e eficaz.

 

Midia de Performance são, basicamente , as mídias pagas com um claro objetivo de retorno do investimento realizado, em termos de leads e de geração de novas vendas.

Para tanto, se faz necessário, face ao valor investido, analisar os dados de pré clique que são as impressões, a quantidade de cliques, os conteúdos mais acessados  e o CTRs (que é a quantidade de cliques recebidos dividida pela quantidade de vezes que o anuncio foi exibido). Estes indicadores devem ser confrontados com os  dados de pós-clique que são as aquisições realizadas, tais como: downloads, formulários enviados, numero de transações efetivadas e principalmente, a geração de novas receitas para a empresa.

 

Empresas que desejam trabalhar com mídia de performance devem primeiramente definir os canais de aquisição. De maneira geral, as estratégias mais utilizadas em ações desse tipo são campanhas utilizando o Google Adwords, através de rede de pesquisa, display e remarketing, Social Ads no Facebook, mas temos também outros dois canais de suma importância: as Ad Networks, que fazem uma ponte entre quem anuncia e os interessados no serviço/produto e as Redes de Afiliados, onde o investimento acontece por CPA (custo por ação).

 

Mídia de Performance e a Jornada de Compra
A mídia de performance está intimamente ligada com a jornada de compra, muito utilizada na metodologia do inbound marketing. A jornada de compra leva em consideração as etapas que um possível comprador do seu serviço ou produto, atravessa até optar por de fato efetuar a compra.

jornada
Fonte: Resultados Digitais

 

É muito importante levar em consideração essas quatro etapas da jornada de compra e entender que seu potencial cliente pode estar em qualquer uma dessas fases, portanto, é importante que sua empresa marque presença, em cada fase de forma clara, coerente e constante. Pensando nessas diferentes fases sua empresa deve desenhar as estratégias de conteúdos e anúncios para estar presente durante todo o processo, combinando as frentes de conteúdo e anúncios consistentemente de forma a incrementar a quantidade de novos leads na base de contatos.

Avaliar o engajamento que seus anúncios e conteúdos estão conquistando, vai ajudar sua empresa a ter insights para melhorias que devem ser realizadas ao longo da campanha. Após algum tempo com a campanha no ar, é possível extrair insumos para avaliar se o retorno está conforme o esperado.

 

analisesMétricas para análise de resultados

Duas métricas são de suma importância para avaliar o desempenho da sua empresa com mídia de performance: o valor do CAC (Custo de Aquisição do Cliente) e o ROI (Retorno Sobre Investimento).


Para avaliar seus resultados é importante comparar o CAC com o ticket médio da sua empresa, assim é possível avaliar se o investimento está trazendo o resultado esperado. O valor do CAC deve ser o menor possível em relação ao ticket médio.

 

O ROI é a relação entre a quantidade de dinheiro que sua empresa faturou como resultado de um investimento realizado em uma campanha de mídia. Fazendo uso da mídia de performance é possível ter um acompanhamento muito mais minucioso com relação ao ROI, isso porque o acompanhamento dos resultados acontece quase em tempo real, sendo assim possíveis correções em termos de investimento podem ser realizadas assim que necessário.

 

Muito importante também é avaliar quais são os principais canais de conversão, ou seja, qual dos meios de comunicação é sua fonte de tráfego mais forte, por onde a maior parte dos leads entra na sua base de contatos. Com esse conhecimento é possível compreender os papéis de cada um dos canais utilizados e onde é mais seguro investir o budget de comunicação da sua empresa.